O que fazer no Faial

A eira
26 Dez

O que fazer no faial

A ilha do Faial tem uma série de atividades para oferecer que dificilmente irá recusar! As paisagens, a cultura, a biodiversidade da vegetação natural, as formações geológicas e o grandioso mar dos Açores proporcionam momentos únicos e irrepetíveis.

Aqui estão as nossas sugestões para 6 dias de visita:

1º DIA – Sugerimos que comece por visitar o Jardim Botânico do Faial, um dos centros de interpretação do Parque Natural do Faial. Aqui poderá conhecer as plantas nativas e endémicas do arquipélago. Depois siga para a Caldeira do Faial, um dos pontos de visita obrigatória. Faça o trilho pedestre do perímetro da Caldeira e se quiser ter a experiência única de estar dentro da cratera de um vulcão programe mais um dia para fazer a descida à Caldeira. Por fazer parte da área protegida do Parque Natural este trilho tem que ser acompanhado por um guia credenciado. A reserva deverá ser feita com antecedência.

2º DIA – Comece por visitar mais um símbolo da ilha, o Vulcão dos Capelinhos. Este vulcão esteve em erupção em 1957 / 58 originando uma paisagem de aspecto lunar e inóspito, o pedaço de terra mais recente de Portugal. A seguir visite o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos onde poderá encontrar muita informação sobre a geologia e vulcanologia. Termine o dia no Porto do Comprido, local que nos faz recordar a herança baleeira da ilha, e que é um ótimo espaço natural para tomar um banho de mar.

3º DIA – Comece o dia bem cedo com uma experiência de mar inesquecível: o batismo de mergulho ou a observação de cetáceos. À tarde passeie pela cidade, visite a marina da Horta e deixe-se deslumbrar pela maior exposição de arte pública no mundo. Suba até ao Monte da Guia e termine o dia a ver o pôr-do-sol na bonita e tranquila praia de Porto Pim.

4º DIA – Reservámos um dia inteiro para os mais audazes. Conheça a ilha a pé fazendo um dos trilhos pedestres mais longos. O Trilho dos 10 Vulcões percorre um alinhamento de 10 cones vulcânicos ao longo de 27km. Começa na Caldeira do Faial e termina no Porto do Comprido, no Capelo. O Trilho dos Caminhos Velhos percorre caminhos antigos utilizados pelos habitantes da zona nordeste do Faial e tem uma extensão de 16km. Começa na Caldeira do Faial e termina junto ao Porto da Boca da Ribeira, na Ribeirinha.

5º DIA – A sugestão é que conheça o lado norte da ilha, a Praia do Norte e os seus vinhedos, os pequenos portos dos Cedros e Salão, o farol da Ribeirinha. Termine o dia na Praia do Almoxarife num cenário fantástico sobre a ilha do Pico e a sua montanha. Existem fantásticos passeios a cavalo disponíveis.

6º DIA – Visite a ilha do Pico. Em apenas 30 minutos de viagem de barco poderá visitar a paisagem cultural da vinha do Pico que está classificada desde 2004 como património da Unesco e tantos outros pontos de interesse.

Estas são algumas das razões porque lhe irá custar tanto regressar a casa!

1 Response